+55 11 9 9669 9117 contato@betefarias.com.br

Você já deve ter ouvido falar sobre esse profissional mas é bem provável que ainda não saiba bem o que faz um Personal Organizer. É por isso que, nesse primeiro artigo, quero te mostrar o que nós fazemos e porque você certamente precisa ou ainda vai precisar da nossa ajuda.

 

O Que Faz Um Personal Organizer?

Essa é uma pergunta que ainda ouço bastante. Afinal, o que faz um Personal Organizer? Ele faz limpeza? Arruma armários? Organiza documentos?

Em primeiro lugar, o Personal Organizer não faz limpeza e muito menos arruma armários. Essa é uma percepção muito comum sobre a profissão. Mas que está muito aquém do nosso trabalho.

Não fazemos arrumação por uma única razão: arrumar não é organizar. Arrumar é algo momentâneo, que deixa os armários bonitos hoje e os faz ficarem bagunçados em poucos dias.

Por isso, o que um Personal Organizer faz é melhorar a qualidade de vida do seu cliente através da organização. Para isso ele estuda a rotina da casa, do escritório ou do negócio, entende o que está gerando desgaste e desordem para então propor soluções que organizem os espaços de uma forma mais definitiva. O que evita que os itens em uso voltem a se desorganizar.

Ou seja, fazemos muito mais do que arrumar: nós organizamos.

 

Existe Formação Para Personal Organizer?

A profissão de Personal Organizer ainda não é regulamentada no Brasil, e por isso não existem regras definindo quem pode e quem não pode realizar esse serviço.

Ainda assim, o critério formação deve ser levado em conta, já que existem muitos cursos livres ensinando a profissão. Pois contratar alguém que tenha uma boa formação vai garantir melhores resultados.

Se você está pensando em seguir na profissão, os dois melhores programas de treinamento, feitos por quem realmente tem experiência na área, são os programa da OZ Organize e do Método Reorganize da Priscila Saboia (foi o que eu fiz e recomendo).

 

Quanto Custa Um Personal Organizer?

Essa é outra dúvida muito frequente. E a resposta é simples: depende do projeto.

Veja, nosso trabalho é organizar o que for que você precisa organizar. Mas cada projeto é um projeto. E é por isso que o valor varia conforme o que vamos organizar.

E não estou falando apenas das nossas horas de serviço, mas também os materiais necessários para tornar a organização o mais definitiva possível.

Neste caso, os organizadores. E como existem organizadores de vários tipos e qualidades, o valor do projeto também varia em relação a eles.

Assim, para saber quanto precisa investir para organizar de vez sua casa ou empresa, solicite um orçamento.

 

Por que Você Precisa Do Personal Organizer?

Como disse a pouco, o trabalho do Personal Organizer é entender a rotina da sua casa ou empresa e organizá-la o mais definitivamente possível. E sei que isso pode parecer bem simples quando você lê dicas na internet ou livros sobre organização.

Mas o fato é: quem tem tempo para dedicar 3, 4, 5 dias, pelo menos 6 horas (estou sendo otimista) para realmente organizar os espaços? Sim, organizar exige planejamento e leva mais tempo do que apenas arrumar.

Mas é por isso que consegue tornar a organização muito mais definitiva.

 

Como Contratar Um Personal Organizer?

Para fazer uma boa contratação e ficar satisfeito com o resultado, você precisa observar a forma como o profissional trabalha em relação a três aspectos:

 

Visita técnica:

Quando se trata de um projeto de organização, fazer a visita técnica é fundamental. É nela que compreendemos o que o cliente quer, qual é a questão que mais o incomoda, para que possamos alinhar suas expectativas ao resultado que deseja.

Assim, desconfie do profissional que der um orçamento sem fazer a visita técnica, pois ele não tem como mensurar a sua fragilidade, a sua dificuldade em ter a sua casa organizada. Ele não sabe ao certo o que vai precisar e pode ajustar os valores combinados quando estiver na sua casa e, como ele já está lá, você vai acabar aceitando, pagando mais do que o previsto.

Um profissional de verdade está preocupado de fato em resolver o seu problema, porque ele não organiza apenas coisas, ele organiza as pessoas, a casa e todo o entorno.

 

Cobrar por dia ou por hora:

Alguns profissionais, para tornar o serviço mais acessível, preferem cobrar por hora. Mas acontece que cobrar dessa forma acaba saindo mais caro para você.

E a razão é simples: sem planejamento, sem saber o resultado que o cliente quer antes de começar, o profissional não terá em mãos tudo o que precisa para dar os melhores resultados. E vai acabar passando mais tempo arrumando do que organizando.

 

Incluir organizadores no projeto sem explicar para que servem:

O uso de organizadores não é obrigatório. Mas é fato que eles facilitam na categorização dos objetos, utensílios e roupas, sendo também muito utilizados para delimitar os espaços utilizados. E como o Personal Organizer sabe onde e como utilizá-los, pode sugerir vários tipos e modelos, alguns que você talvez nunca tenha visto antes.

Assim, o profissional indica, auxilia na escolha e até pode, caso seja do interesse ou conveniência do cliente, efetuar a compra dos organizadores. Fique atento ao profissional que de pronto já diz o que precisa ser comprado, pois você pode pagar por algo que não precisa e ficar com organizadores sobrando.

 

Tenha A Ajuda Certa Para Organizar Sua Casa

Agora que você já sabe o que faz um Personal Organizer, e talvez tenha percebido que precisa da ajuda desse profissional, pode dar o próximo passo solicitando uma visita técnica para sua casa ou empresa.

Se esse é o seu caso, saiba que eu posso te ajudar. Clique aqui para saber mais.

Open chat
1
Olá, aqui é a Bete! Como posso te ajudar?

Clique no ícone abaixo para falar diretamente comigo.
Powered by