+55 11 9 9669 9117 contato@betefarias.com.br

Uma das perguntas que eu mais ouço dos meus clientes é: como ter tempo para o que é importante para mim?

Você já deve ter ouvido alguns de seus amigos dizendo: quando tiver mais tempo vou aprender a tocar violão ou uma nova língua.

Sem falar nos dias que as crianças querem passear ou tem apresentação na escola e os pais dizem: desculpa, não terei tempo para ir.

O tempo é esse recurso tão precioso que quando bem administrado pode te fazer se sentir bem e encaixar todas as suas atividades e momentos de lazer. Mas que, quando negligenciado, pode dar muita dor de cabeça.

Quando se tem uma boa gestão do tempo é possível ter produtividade, momentos com os entes queridos e descanso.

Então, com o intuito de te ajudar, eu preparei este artigo com algumas ferramentas para otimizar suas atividades e te ajudar a ter tempo para você.

O Impacto Da Falta De Tempo Para O Que Importa

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre com ansiedade. Em relação a depressão, o número é de 5,8%.

É um dado preocupante, já que muitas vezes o estresse no trabalho e da rotina pode ser o gatilho para o início dessas doenças.

Não é difícil encontrar, principalmente no meio administrativo, pessoas que estão sempre “atrasadas”, “lidando com urgências” ou “sem tempo”.

Esse tipo de hábito acaba influenciando nos momentos de descanso e lazer, já que a pessoa não encontra “janelas” em seu dia a dia para cuidar de si e da sua autoestima.

A falta de tempo também impacta diretamente na dedicação aos estudos, causando muitas vezes perda de rendimento. Impacta também na dedicação à família, deixando de comparecer a encontros e não cuidando daqueles que ama.

A organização pessoal, então, pode ser a chave para criar uma rotina saudável que consiga abranger as esferas profissional, familiar, pessoal e sentimental de maneira ordenada.

Antes de eu discorrer mais sobre como otimizar suas atividades e ter mais tempo, é preciso entender a raiz daquilo que está drenando os minutos do seu dia. E assim encontrar um caminho que te ajude a ter mais produtividade na prática.

O Que Te Impede De Ter Mais Tempo

A primeira coisa que geralmente não percebemos é a gestão do tempo também está muito ligada a percepção. Então, se alguém tem um mindset que o faz acreditar que não há tempo para realizar suas tarefas, seu cérebro vai encontrar meios de comprovar essa afirmação.

Assim, a primeira coisa que precisamos entender é que há tempo sim, mas ele precisa ser bem administrado.

A falta de um propósito ou um objetivo claro influencia diretamente em como lidamos com as horas de nosso dia. Quem não sabe o motivo que guia suas ações acaba se perdendo no meio do caminho com as distrações.

Então, encontrar suas prioridades pode ser um dos pontos chaves para ter mais produtividade.

As atividades secundárias também podem absorver seu tempo sem que você perceba. Checar as redes sociais durante o trabalho, por exemplo, pode acabar minando seu potencial.

Como Otimizar Suas Atividades E Ter Mais Tempo

Você não quer que seus dias continuem parecendo insuficientes para o tanto de coisas que precisam ser feitas, não é mesmo?

Assim sendo, vamos ver quais estratégias podem dar o impulso para você desfrutar de dias mais produtivos.

1 Crie Metas E Prioridades A Serem Atendidas

Para que seja feita uma boa administração do tempo, você precisa definir com clareza o que espera de suas ações. Ou seja, qual será seu produto final.

Se está pensando em lucros, há um montante a ser atingido. No caso da faculdade, pode ser uma nota. Talvez seja economizar para fazer uma viagem. Quando se tem uma meta pontuada fica mais fácil saber que caminho seguir.

Assim, no momento em que estiver lidando com as distrações, você pode pensar “isto está me levando em direção ao meu objetivo?”. Se a resposta for não, não hesite em deixar de fazer essa tarefa.

2 Compartilhe As Atividades

Seja em casa, no trabalho ou na faculdade, compartilhar as atividades será um bom passo para abrir espaços que te darão momentos de prazer e relaxamento.

Você tem medo de confiar na qualidade do trabalho dos outros? Comece dando pequenos afazeres e conforme for tendo mais confiança delegue mais.

3 Tenha Um Cronograma Diário

Caso haja muita demanda para ser atendida, separe ela durante a semana de maneira organizada.

É verdade que às vezes perdemos tempo pensando no que precisamos fazer ou se preocupando em como deveríamos ter feito mais. Ter uma visão geral das atividades ajudará a se planejar melhor e manter o foco.

Saiba mais sobre como ser mais produtivo e ter mais tempo para você.

Como Ter Mais Tempo Para Você E Sua Família

É claro que o objetivo final de todo esforço que empregamos é garantir nossa qualidade de vida e de nossa família. Não se esqueça disso.

Se seu trabalho está ocupando até mesmo os momentos em convivência com as pessoas que ama é preciso sentar e repensar suas prioridades. O auxílio de um personal organizer pode ser essencial neste momento.

Ainda assim, vejamos algumas dicas para ter mais tempo:

  • Delimite bem os horários que deseja trabalhar. Nada de se manter na frente do computar ou no escritório o tempo todo, defina bem quando vai trabalhar e respeite seu descanso, principalmente se seu trabalho é home office.
  • Saiba dizer não. Não se sobrecarregue com responsabilidades que não são suas, principalmente quando não há possibilidade de executá-las nos prazos solicitados, seja franco e saiba como declinar delas.
  • Fuja das redes sociais. Se o seu trabalho não é realizado nestas plataformas, evite ficar verificando as notificações e atualizações das redes sociais e, se possível, mantenha o celular a distância.
  • Tenha um dia de descanso. Separe um dia da semana para se dedicar a si mesmo e a sua família. E nada de consultar e-mails ou enviar relatórios, abstenha-se do trabalho e permita-se aproveitar esse dia.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como otimizar suas atividades e ter mais tempo, por que não trabalhar esses aspectos voltados para você?

Com a minha consultoria ajudo donos de pequenos negócios e profissionais liberais a ter clareza de seu propósito inabalável para finalmente encontrarem sentido no que fazem.

Quer saber mais? Fale comigo.

Open chat
1
Olá, aqui é a Bete! Como posso te ajudar?

Clique no ícone abaixo para falar diretamente comigo.
Powered by