+55 11 9 9669 9117 contato@betefarias.com.br

Quem sabe lidar bem com o tempo consegue ter uma rotina mais leve e tranquila.

Não é incomum a gente conhecer histórias de pessoas que, por falta de organização, permanecem trabalhando durante a noite, o final de semana e os feriados e no final ainda tem a sensação de não ter feito nada.

Embora muitos acreditem que ser uma pessoa produtiva seja realizar muitas tarefas ou estar ocupado com algo o tempo inteiro, há outros fatores que influenciam e vão dizer se você está sendo produtivo.

Não basta apenas produzir, é preciso entregar um produto de qualidade e que você se orgulhe de ter feito. Além disso, muitas vezes os momentos que você tira entre o item mais importante que precisa resolver e os outros diz muito também sobre como você vai conseguir concluir um projeto.

Um estudo da International Stress Management Association (Isma) mostra que 30% trabalhadores sofrem com esgotamento e baixa produtividade no ambiente de trabalho.

Por isso que o objetivo deste artigo é dar ferramentas para que consiga cumprir suas metas e prazo, ser mais produtivo e ter tempo para você.

Leia também Como Dizer Não Sem Culpa

Conhece-Te A Ti Mesmo

Antes de pensar nas estratégias que podem ser úteis e adaptá-las a sua rotina, você precisa entender como você se sente bem e motivado durante seu dia.

Para isso, a máxima “Conhece-te a ti mesmo” faz bastante sentido. Comece a observar no seu dia a dia quais momentos estão dando a sensação de estafa e o que causa bloqueio criativo e te impede de realizar as ações.

Se são pensamentos negativos tente entender de onde eles vêm e trabalhar seu psicológico para pensar em consonância com a realidade, não somente no mundo das ideias.

Dessa forma, você consegue entender sobre a produtividade na prática, de forma a selecionar as atividades que consegue realizar em determinado período do dia e categorizá-las de maneira hierárquica, de acordo com a prioridade de cada uma.

Se conhecer também ajuda na administração do tempo, pois é possível fazer um planejamento da semana, por exemplo e dividir em relação a horários as atividades que precisam ser realizadas. Saber isso é importante, já que pessoas diferentes concluem atividades em períodos diferentes.

Cuide Da Sua Saúde

Já tentou produzir doente? Não adianta, não é verdade?

Então, ao invés de se lamentar por estar debilitado e não conseguir concluir o que se propôs a fazer, cuide da sua saúde e terá muito mais disposição para cumprir com sua organização pessoal e agenda.

Para tanto, exercícios aeróbicos podem ser uma boa opção, já que ajuda na circulação e melhorar a oxigenação do corpo. Claro que você pode escolher a modalidade que mais se adeque a seu perfil e rotina, mas, na dúvida, comece com uma caminha de 20 minutos por dia.

A alimentação também está intimamente ligada a como respondemos aos impulsos do dia a dia. Comer alimentos mais “pesados” como carne vermelha, macarrão e pizza podem drenar suas energias, pois precisarão de mais tempo na digestão. Além de não serem nada saudáveis.

Então, aposte em opções mais leves para melhorar a produtividade no trabalho como alimentos integrais, saladas e diminua as porções dos alimentos citados anteriormente.

Não esqueça que o sono também é importante para nossa disposição. Alguém que está descansado consegue produzir com mais qualidade e estar mais atento aos detalhes do que uma pessoa que não teve o devido repouso.

Assim, programe-se para ter um horário fixo para dormir e despertar. No momento que for dormir diminua as luzes claras e aparelhos eletrônicos, tente ler um livro e beber um chá calmante.

Ainda na questão da saúde, é importante ter momentos de lazer. Como nos lembra o Doutor Dráuzio Varella, “O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. ‘O bom humor nos salva das mãos do doutor’. Alegria é saúde e terapia.

Como Ser Mais Produtivo E Ter Mais Tempo Para Você

Anote algumas dicas de como otimizar seu tempo e produzir mais e com qualidade.

  • Divida a tarefa em pequenas partes e em etapas: ao invés de tentar concluir tudo de uma só vez, tente pensar no momento de planejamento, quando você faz os passos de seu projeto, pense na execução e revisão, para perceber o que está o não funcionando.
  • Coloque seus afazeres em uma lista e os ordene por prioridade, faça primeiro alguns dos mais importantes, depois alguns mais fáceis para tomar fôlego e em seguida encare os difíceis novamente.
  • Crie um ambiente que estimule a criatividade: é preciso adaptá-lo ao seu perfil, pode ser mais limpo e com menos material visual, pode ser harmonizado com música ou com aromas, pode ter mais estímulos visuais. Algumas pessoas trabalham bem ao ter a televisão ou rádio de plano de fundo.
  • Tire algumas pausas: ninguém consegue trabalhar durante horas a fio com o mesmo nível de produtividade. Assim, depois de 50 minutos a uma hora de trabalho, procure descansar por 5 minutos. Dê uma relaxada, respire, tome um pouco de sol.
  • Chá e bebidas estimulantes: há bebidas que ajudam a ter foco e concentração, elas podem ser suas aliadas nos momentos de realizar tarefas. Chá preto, verde, de gengibre, café, chocolate… Todos esses podem te dar um up, só lembre de não exagerar na dose.

Ser mais produtivo e ter tempo para você te ajudará a ter mais qualidade de vida e sucesso em seus empreendimentos. Saiba que eu também posso te auxiliar a ter mais flexibilidade e otimizar seu tempo.

Com a minha consultoria ajudo donos de pequenos negócios e profissionais liberais a ter clareza de seu propósito inabalável para finalmente encontrarem sentido no que fazem.

Quer saber mais? Solicite meu contato ou fale comigo pelo botão do WhatsApp.

Open chat
1
Olá, aqui é a Bete! Como posso te ajudar?

Clique no ícone abaixo para falar diretamente comigo.
Powered by