+55 11 9 9669 9117 contato@betefarias.com.br

O que você tem deixado de fazer por si mesmo por não saber como dizer não? Costuma-se acreditar que uma pessoa solícita e disponível é agradável e tem mais oportunidades.

Contudo, o que se observa é que solicitude em excesso pode acabar fazendo com que você não tenha tempo para as coisas que estão sob sua responsabilidade. Aquelas de maior relevância.

Não é difícil encontrar pessoas que, por não saberem dizer não, se sobrecarregam com tarefas que seriam dos outros. Este padrão de comportamento afeta diretamente a sua qualidade de vida, pois além de aumentar seus níveis de estresse, pode prejudicar suas horas de sono e reduzir o tempo de lazer.

Se você sente que está passando por isso, saiba que aprender como dizer não sem culpa ou arrependimento pode mudar sua vida.  

E é exatamente isso que você irá descobrir neste artigo.

Leia também 4 truques para manter sua mesa de trabalho organizada!

Por Que Temos Dificuldades Em Dizer Não?

Como nos lembra a psicóloga Anahy D’Amico, desde pequenos somos condicionados a dizer sim e a acreditar que servir os outros é o melhor caminho para sermos aceitos pelas pessoas a nossa volta.

Frases como “se fizer isso, ganhará aquilo” ou “seja bonzinho e faça isso para mim” podem acabar sendo internalizadas como um reforço positivo, isto é, a pessoa acabar acreditando que apenas agradando os outros será valorizada.

Além disso, faz parte da cultura brasileira acreditar que dizer não é um ato de desrespeito ou falta de educação, já que o não se trataria de rejeição, uma negação ao outro. Assim, é comum que alguns funcionários, por exemplo, assumam atividades que lhes sobrecarregam ao invés de privilegiarem sua gestão do tempo e produtividade.

Um outro fato que está relacionado a dificuldade de dizer não é baixa autoestima. É comum que o não seja visto como um ponto de ruptura que pode causar um choque na relação com o outro.

Contudo, é preciso reavaliar os balanceamentos dessas relações, antes de querer ter uma relação boa com o outro, precisamos estar alinhados com nós mesmos.

De fato, ensinaram-nos muito sobre subserviência e obediência, mas para ter uma boa maturidade emocional, precisamos entender mais sobre nós mesmo, desenvolver nossa autoestima e amor próprio, reconhecer nossos limites e estabelecê-los.

Então, dizer não é um ato de autopreservação, entenda mais na seção a seguir.

Por Que Devemos Dizer Não?

Ao realizar uma tarefa estamos sempre utilizando nossos recursos, pode ser o dinheiro que emprestamos a familiares, a participação em um projeto pode demandar material e pessoal. Mas acima de tudo, estamos dispondo de tempo.

E quando aceitamos fazer parte de propostas que divergem de nossas vontades pessoais, gastamos esse precioso recurso. Assim, na próxima vez que for concordar com algo que não está de encontro com seu propósito, saiba que você estará negligenciando sua administração de tempo.

Nem sempre estamos à vontade para ajudar outras pessoas. E, às vezes, nem temos as competências para realizar o que nos é solicitado. Então, quando você expressa seu desconforto em frente ao pedido, você está marcando seu limite, mostrando que não pode e nem quer ir além do seu espaço pessoal.

Não há nada de errado em assumir isso. Na verdade, faz parte do nosso autocuidado, também coopera com o outro. Ele é o responsável pelas ações dele e pode acontecer de apenas estar terceirizando suas responsabilidades.

Se você começa a agradar a todos vai atrair pessoas oportunistas que, nas primeiras oportunidades vão se aproveitar de você. Estar preparado para negar vai te fazer se sentir melhor e protegido.

Além disso, é comum que nas primeiras vezes tenhamos uma sensação de culpa ou remorso, pois não estamos acostumados com isso. Nesses momentos a dica é pensar, com clareza e racionalmente, se de fato é necessário assumir esses sentimentos ou deixar que o outro também crie suas próprias estratégias nas resoluções de seus problemas.

Como Dizer Não Sem Culpa

Mesmo estando cientes que dizer não é uma atitude que ajuda na nossa organização e produtividade, além de delimitar nossa personalidade, sabemos que nem sempre é fácil deixar essa palavra sair de nossa boca.

Por isso, preparei algumas dicas de como dizer não sem culpa ou arrependimento.

Reflita Na Decisão

Se a solicitação não precisar ser imediata, dê-se um tempo para refletir sobre ela, analisar se você terá tempo hábil e as habilidades necessárias para fazê-la.

Caso perceba que ela vai atrapalhar sua agenda ou organização pessoal, você terá como elaborar melhor sua negação.

Decline De Maneira Educada

Os verbos modalizadores ajudam a suavizar. Eles evitam aquela ruptura tão indesejada, basta dizer “eu gostaria muito”, “eu adoraria”, “seria um prazer” e completar com a negação, por exemplo: “Eu gostaria muito de te ajudar, mas estou sem disponibilidade no momento”,

Além disso, outra estratégia é elencar as qualidades do projeto, para que a pessoa consiga perceber que de fato houve interesse de sua parte, mas há outros fatores que te impedem de participar do solicitado.

Tenha Uma Agenda

Se você é desses que aceita obrigações pelo simples costume de aceita-las e depois se sente soterrado de coisas para fazer, ter uma agenda e organizar seus afazeres pode ajudar você a ter uma visão global de sua semana e os compromissos que tem.

Assim, no momento de recusa de um pedido você pode, inclusive, comprovar que não está fazendo simplesmente porque não quer, embora também tenha o direito desse tipo de recusa.

Caso seja necessário dizer não para um superior no trabalho, vale a pena mostrar a ele as outras tarefas que você precisa concluir e questionar em relação aos prazos e a prioridade delas.

Indique Uma Outra Pessoa

Você não precisa dizer um não seco e deixar a pessoa “se virar”. Pode, entretanto, indicar uma outra pessoa que talvez esteja apta ou tenha a disponibilidade para executar o que está sendo pedido.

Diga Não E Pronto

Há situações que você não tem obrigação nenhuma de assumir responsabilidades alheias e você precisa estar confortável com isso. Muitas vezes dizendo não ao outro estamos dizendo sim a nós mesmos.

Se você sente culpa ou arrependimento com isso, a dica não é continuar aceitando o que é da alçada dos outros, mas trabalhar esses sentimentos.

Ao invés de pensar em como você está negando algo, pense em como se sentiu da última vez que estava com mais atividades do que podia suportar, pense no estresse em ter que trabalhar com prazos curtos ou nas noites sem dormir.

Dizer Não É Se Empoderar

Sim, dizer não é saber que você está no centro da sua própria vida. É se reconciliar consigo mesmo, ter autocuidado, autoestima e se preservar.

Caso ainda tenha problemas em fazer as atividades que te guiam ao seu propósito, saiba que eu posso te ajudar. Com a minha consultoria ajudo donos de pequenos negócios e profissionais liberais a ter clareza de seu propósito inabalável, definir prioridades e fazer seus negócios crescerem sem renunciar à qualidade de vida.

Quer saber mais? Solicite meu contato ou fale comigo pelo botão do WhatsApp.

Open chat
1
Olá, aqui é a Bete! Como posso te ajudar?

Clique no ícone abaixo para falar diretamente comigo.
Powered by